Skip directly to content

Clínica de Atendimento Psicanalítico

CLÍNICA DE ATENDIMENTO PSICANALÍTICO – CAP


A CAP conta com um quadro de profissionais capacitados para oferecer tratamento psicoterápico e psicanalítico individual, para adultos e adolescentes, com valores acessíveis à população.   
Os interessados podem procurar a secretaria da SPMS, em horário comercial, pessoalmente ou pelo telefone (67) 3325-7770, preencher o Questionário de Solicitação de Atendimento, que será encaminhado para a Comissão de Triagem do DAP, a qual irá proceder o encaminhamento.

O QUE É UM ATENDIMENTO PSICANALÍTICO


A Psicanálise é um método de tratamento, baseado na concepção de que os indivíduos muitas vezes desconhecem muitos dos fatores que determinam as suas emoções e comportamentos. Esses fatores que são inconscientes, podem ser fonte de sofrimento considerável, manifestando-se às vezes em forma de sintomas, traços de personalidade, dificuldades no trabalho, nos relacionamentos afetivos ou ainda, nas perturbações do humor e na autoestima. Como essas forças são inconscientes, os métodos de ajuda comumente oferecidos e que não levam em consideração a existência do inconsciente, não conseguem prestar a ajuda esperada.
O tratamento psicanalítico pode revelar como essas forças inconscientes afetam as relações atuais e padrões de comportamentos, sendo o objetivo maior, rastreá-los de volta às suas origens históricas, ajudando a pessoa a compreender-se melhor e a lidar com as realidades da vida adulta.
No decorrer do tratamento psicanalítico intensivo, a relação que se desenvolve com o psicanalista, inevitavelmente terá características decorrentes do “mundo interno” do paciente, tornando-se os aspectos dessa relação disponíveis para a compreensão dos meandros da história do sujeito, que até então não estavam acessíveis à memória do mesmo.   
A pessoa não precisa sentir que está precisando de tratamento para obter benefício de uma exploração psicanalítica de seu mundo interno. Um desejo de conhecer-se melhor e funcionar melhor no mundo, podem ser motivação suficiente para fazer a sua análise com um psicanalista qualificado. A forma mais intensiva do tratamento psicanalítico é a própria psicanálise: trata-se de atendimentos regulares, por um tempo indeterminado inicialmente, em sessões de 45minutos, quatro vezes por semana.  
OBS: texto extraído e adaptado do site da IPA.