Skip directly to content

Palavras da Diretora

A XIII Jornada de Candidatos do IP /SPMS  com  o tema Eros x Thanatos : Reflexões na atualidade realizada no dia 5 de Novembro de 2016 foi um sucesso. A temática escolhida pelos candidatos acompanhou  a do Congresso Brasileiro de Psicanálise de 2017.


Tivemos a presença significativa de membros e candidatos que puderam acompanhar as mesas redondas e o exercício clínico. Os trabalhos criativos , que poderão ser lidos no nosso site,  foram construídos pelos autores especialmente para esta jornada , e evidencia uma amostra da produção científica que existe no Instituto de Psicanálise da SPMS.


Trabalhos apresentados : A força da dualidade pulsional presente na música e na poesia de Cláudia Evangelista Ruiz Martins Morais (Candidata 6ª Turma) , Narcisismo e morte: A tirania do corpo perfeito de Josélia Ferraz Soares (Candidata 8ª Turma) , Nas teias da pulsão de morte de Denise Fernandes Vasconcelos (Candidata 8ª Turma) , “A vida perturba a morte” – A Força de Eros como poder de transformação de Maristela Bittencourt Nogueira (Candidata 7ª Turma)  ; o Exercício da Escuta Clínica com “O Ator de uma vida no limite da morte” de Milena Fayad Lopes (Candidata 8ª Turma) e comentários de Juliana Simczak Treuherz (Candidata 7ª Turma) e Thalita Gabínio e Souza (Candidata 6ª Turma);  Comentaristas: Débora Alexandre de Jesus - Membro Efetivo da SPMS e Shirley Gurgel - Membro Associado da SMS; Coordenadores de Mesa: Deise Cabral Comparin (Candidata 6ª Turma), Cláudia Regina de Oliveira Lima (Candidata 7ª Turma); Abertura : Raquel Cordeiro e Encerramento : Elisa Lanzarini.


A construção e elaboração da Jornada pelas candidatas aconteceu durante todo este  ano com reuniões periódicas , nas quais foram decididos os trabalhos científicos , a escolha dos comentaristas e coordenadores das mesas, o coffee break , as lembrancinhas, enfim todos os detalhes.


Gostaríamos de parabenizar todo Corpo Discente pela nossa Jornada. Esperamos que tenham tido frutos e apreendido com esta atividade importante do nosso Instituto, pois  a jornada contempla tanto a tarefa científica como também a administrativa dentro de uma instituição.

Miriam Catia Bonini Codorniz
Diretora do IP/SPMS