0
Carrinho R$0,00
Cart is empty

FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

A formação em psicanálise da SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL – SPMS segue os critérios da IPA –
INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION


Pré-requisitos

A Formação em Psicanálise é oferecida a Médicos e Psicólogos, com o tempo de mínimo de 2 anos de formados. Não são admitidos profissionais graduados em outras áreas do conhecimento.

Processo seletivo
O profissional interessado em realizar a Formação passará por um processo seletivo, que ocorre em duas etapas, durante o período de um ano e inclui a apresentação de documentos e a
realização de entrevistas.

Programação geral
O Programa de Formação da SMPS, baseado nos critérios da IPA segue a seguinte
nomenclatura:

Análise Pessoal
A Análise Pessoal é de alta frequência e deverá ser realizada com um Analista que pertença ao IP da SPMS, qualificado para Análise pessoal e Supervisão.

Supervisão
As supervisões são de no mínimo dois casos em tratamento, de alta frequência, também realizada por um Supervisor qualificado para essa função.

Seminários Teóricos e Clínicos
Os Seminários Teóricos e Seminários Clínicos ocorrem semanalmente e são oferecidos, a cada turma, durante o período de cinco anos.

Trabalhos e Relatórios
A apresentação de Trabalhos e Relatórios ocorre ao longo da Formação.

Filiação

SPMS e IP
Durante o período da Formação o Candidato a Psicanalista fará parte do IP – INSTITUTO DE PSICANÁLISE, pertencente a SPMS e o Candidato somente se Filiará a SPMS quando concluir a Formação em Psicanálise.

SPMS/IP/CANDIDATO:
Durante o período de Formação o Candidato do Instituto poderá
filiar-se às Organizações de Candidatos, como: ABC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CANDIDATOS, OCAL – ORGANIZAÇÃO DE PSICANALISTAS EM FORMAÇÃO DA
AMÉRICA LATINA e IPSO – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS.

Filiação

SPMS e FEBRAPSI
Para se tornar membro da FEBRAPSI – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PSICANÁLISE, o Psicanalista terá que ser membro de uma das Instituições Filiadas à FEBRAPSI, que deverá, também ser componente da IPA – INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION.

SPMS e IPA
Para ser Filiado a IPA – INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION o Psicanalista terá que ser formado por uma Instituição componente da IPA e Membro desta
Instituição.

SPMS e FEPAL
A SPMS faz parte da FEPAL – FEDERAÇÃO PSICANALÍTICA DA AMÉRICA LATINA, que reúne instituições psicanalíticas latino-americanas, reconhecidas pela IPA – INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION.

FICHA DE INTENÇÃO À FORMAÇÃO
Shopping Basket